Você está Aqui: Início

Out Of Brazil - Fórmula Renault 3.5: Cesar Ramos está de volta, substituindo piloto ferido

E-mail Imprimir PDF

( 3 Votos )

O ex-campeão da Fórmula 3 italiana Cesar Ramos vai substituir o neozelandês Richie Stanaway na equipe Lotus de Fórmula Renault 3.5 – mais conhecida no Brasil como World Series by Renault -, a partir do próximo final de semana, em Nürburgring.

Stanaway fraturou duas vértebras em um acidente no circuito de Spa-Francorchamps, durante a terceira etapa da temporada, e sua recuperação está prevista para demorar pelo menos cinco meses.

O brasileiro competiu na temporada passada na categoria pela equipe Fortec, terminando em 11º na tabela de classificação de pilotos, marcando a pole position nas etapas de Motorland Aragon e Monza. "Claro que a gente nunca gosta de ver um piloto afastado por um acidente, mas é um prazer estar de volta na World Series by Renault em uma grande equipe", disse Ramos. "Vou trabalhar duro para aproveitar ao máximo esta oportunidade. Enquanto isso, eu gostaria de desejar a Richie uma rápida recuperação", completou o piloto gaúcho.

Equipe junior da Lotus F-1 e um dos fortes times da Fórmula Renault 3.5, a nova casa pode dar a Ramos a chance de brigar por novos pódios e vitórias. Porem o piloto brasileiro terá que se adaptar ao novo carro da categoria, que mudou substancialmente em relação ao da temporada passada. O “new” monoposto da Renault 3.5 conta com novo pacote aerodinâmico, incluindo o recurso de utilização de asa móvel – como na F1 -, aumento na potencia do motor para 530hp (50 cavalos a mais de potência) e novos compostos de pneus. "Meu objetivo vai ser brigar por pódios e será importante me adaptar rapidamente ao novo carro, que está bem mais rápido que o do ano passado. Vou ter trabalho dobrado para recuperar o tempo perdido, já que desde a última etapa, em outubro passado, estou sem competir", lembrou o novo companheiro de equipe de Marco Sorensen.

Nesta terça-feira (27/06) César esteve na sede do Team Lotus – até o ano passado Gravity-Charouz Racing – e teve seu primeiro contato com o Chefe de Equipe, engenheiros e mecânicos. “Mesmo com poucos dias de contato com o pessoal da Lotus já me sinto em casa e isso é fundamental”, salientou. “A estrutura aqui em Praga é impressionante e sinto muita motivação da parte de todos integrantes”, elogiou o agora quarto brasileiro na categoria.

Cesinha, como é conhecido nas pistas brasileiras, destacou a grande estrutura do time - que tem apoio oficial da montadora inglesa - e contou que teve a oportunidade de se preparar no simulador do time. “Apesar de ser algo virtual foi muito bom voltar a pilotar um carro de corrida. Com a tecnologia de hoje um simulador profissional chega muito perto da realidade inclusive das sensações físicas”, detalhou o piloto.

O piloto de Novo Hamburgo terá sua primeira experiência “analógica” com o novo carro da geração 2012 da F. Renault 3.5 no próximo final de semana no circuito alemão de Nürburgring. "Não é fácil, para qualquer piloto, entrar no meio caminho e com a temporada em curso", disse Bob Vavrik, da equipe Lotus. "Mas estou feliz que nós encontramos um piloto experiente. Acredito que seremos capazes de obter bons resultados juntos, e estamos ansiosos por isso".

Na temporada passada César conquistou as quarta e oitava posições em Nürburgring, porém, experiente e realista, César Ramos sabe que a etapa alemã será um desafio maior que para os demais competidores. “Não estou criando muita expectativa de resultado. O carro é completamente novo pra mim, e como estou parado desde outubro de 2011 vou precisar algumas voltas para me adaptar”, avaliou. “O meu objetivo é trabalhar bastante em cada detalhe para estar pronto quando vai começar para valer mesmo, no sábado e no domingo. Se tudo acontecer normalmente, tenho certeza que vou conseguir ser competitivo”, projetou.

O acidente de Richie Stanaway

A etapa belga da F. Renault 3.5 foi marcada pelas chuvas que caíram sobre o circuito de Spa-Francorchamps, dando muito trabalho aos pilotos e equipes, bem como um sabor especial para o publico.

Na corrida do domingo – es etapas são em rodada dupla, com uma prova no sábado, outra no domingo -, Richie Stanaway estava na décima primeira posição, logo atrás do carro do colombiano Carlos Huertas (Fortec Motorsports). A perseguição era implacável, mas Stanaway – considerado no inicio da temporada um dos favoritos ao titulo – tinha a visão prejudicada pelo forte spray de água, levantado pelo carro de Rossi.

Ao se aproximarem da curva Les Combes o carro de Huertas perdeu muita velocidade e Stanaway não percebeu, atingindo violentamente a traseira do carro de Rossi. A Lotus, literalmente, decolou, deu um giro no ar e caiu violentamente no “green” ao lado da pista. Embora não tenha atingido outros carros, ou as defensas do circuito, o neozelandês fraturou duas vértebras pelo impacto da “aterrisagem”.

Hospitalizado Richie Stanaway foi transferido para Paris, onde já foi operado.

Após cinco provas nas três etapas realizadas, o neozelandês deixa o campeonato em que pontuou apenas uma vez – sexto lugar em Aragón – e abandonou todas as outras provas, ocupando a 17ª posição na tabela de pontos.

 

Confira o video do acidente de Richie Stanway

 

Última atualização ( Qua, 27 de Junho de 2012 06:43 )